ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL BOCA DO MONTE
HISTÓRICO DA ESCOLA
A Escola está situada em Boca do Monte, 7º Distrito do Município de Santa Maria. Tem como filosofia: “EDUCAR PARA A VIDA, BUSCANDO O SABER, O SABER FAZER E O SABER SER”.
Foi criada através do Decreto nº 163 de 23 de outubro de 1940, com a denominação de Grupo Escolar de Boca do Monte, sendo dirigida pela professora Aline Carvalho. Em março de 1941 começou a funcionar com as séries iniciais. A partir de 1973 a clientela aumentou e foi autorizado o funcionamento da 6ª série do 1º Grau. Em 1974 começou a atender alunos da 7ª série e em 1975 passou a ser de 1º Grau completo.
No final do ano de 2000 a Escola deixou de ser denominada Escola Estadual de 1º grau passando a denominar-se Escola Estadual de Ensino Fundamental Boca do Monte através de um plebiscito realizado na Comunidade Escolar . A alteração do nome foi publicada no Diário Oficial do Estado em 11 de dezembro de 2000 através da Portaria nº 303.
A Escola conta com 16 professores, 04 funcionários e um total de 98 alunos de 4ª a 8ª série do Ensino Fundamental de 08 anos e, 59 alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental de 09 anos, totalizando 157 alunos. Tem como diretora a professora Elizabeth Chaves da Costa e como Vice diretora a professora Vera Elaine Samuel Sanchotene .
A Escola funciona integrada com vários setores: Na Coordenação Pedagógica a professora Deise Renata Fidler Rios e secretário o senhor Claudio Gilnei Rivas Gonçalves.
Nos Serviços de apoio Pedagógico a Escola oferece: biblioteca, serviço de áudio visual e laboratório de aprendizagem, no turno inverso. A Escola conta também com o Centro Cívico Abrelino Bessa que desenvolve um trabalho social na promoção de eventos esportivos, cívicos e beneficente, coordenado pela professora Vera Elaine Samuel Sanchotene e tendo como presidente a aluna Juliana Avinio Berleze .
Este ano o Projeto que a Escola está desenvolvendo tem como tema: Cidadania , ética e Valores, onde através da disciplinaridade foi priorizado os problemas relativos ao meio ambiente da nossa comunidade ao mesmo tempo resgatando os princípios fundamentais de solidariedade e do Bem Comum, mostrando aos nossos alunos que é possível construírmos uma sociedade justa e de Paz.
Conta, também com o Círculo de Pais e Mestres, tendo como Presidente o Senhor Paulo Roberto de Souza Braga, e do Conselho Escolar a senhora Marli Bianchin.
Atualmente, com seus 70 anos de contribuição a comunidade bocamontensse, a Escola está procurando apoio de nossos políticos e do governo Estadual para ampliação do espaço físico, como a construção de mais salas de aula com o objetivo de criar oficinas de dança, teatro e outras atividades extra classe, que são importantes para o fazer padagógico e desviam nossos jovens de problemas como drogas, álcool, gravidez precoce...